domingo, 17 de agosto de 2008

Um sorriso que nos invade


Quando realizei a mostra fotográfica Romeiros de Corpo e Alma, 31 de agosto a 23 de setembro de 2007, muitas das quarenta imagens chamaram atenção. Encontrei muita gente comentando sobre a foto da sombra, argumentando sobre as imagens do comércio religioso de Juazeiro, também falaram sobre as crianças que já seguem dentro da tradição das viagens sofridas de pau-de-arara, etc. Mas, nenhuma dessas fotografias chegou perto dos elogios credenciados à imagem acima: um sorriso lindo de uma senhora por demais cativante.

Ela tem o que pode-se chamar de "sorriso contagiante". A situação não era de tanta alegria assim. Aconteceu dentro de uma igreja lotada, perto da hora do almoço, num lugar muito quente e com pessoas de pouquíssimo recurso financeiro, para não dizer com nada. Entretanto, a paz foi maior que todo esse tormento. Ou melhor, o sentimento de bondade e carinho cortou feito uma espada todo e qualquer sofrimento. Imagine a seguinte situação: você se aproxima de alguém que nunca viu, arrisca um sorriso meio encabulado e recebe uma expressão encantadora! O real desejo é nunca mais sair dali. Ainda bem que existe a fotografia para eternizar um momento e fazer com que a saudade limpe qualquer lágrima.

"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios" - Martin Luther King.

Nenhum comentário: