segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Poesia e fotografia com Chico e Ivan


Eita que estou feliz demais! Há pouco mais de duas horas estive com esse cara super-talentoso, o paraibando Chico César. Foi muito legal. Aconteceu num momento antes do ensaio de Chico com sua banda no studio do amigo Sérgio Gallo.

Na ocasião, apresentei meu próximo projeto fotográfico: Uma encanta pelo som, outra pela luz - Fotografias de Ivan Correia inspiradas nas Canções de Chico César. A idéia é essa de retratar em luz aquilo que o artista fez em poesia, sendo com todas as fotografias na cidade de Catolé do Rocha, cidade palco raiz de identidade direta com a exposição.

Por sua origem e por suas características, a poesia está muito ligada à música. Ela é uma das mais antigas e importantes formas literárias. Desde tempos remotos as pessoas sentem prazer em cantar enquanto trabalham ou brincam. Os poetas antigos recitavam histórias de deuses e heróis. Eles conquistaram grandes honrarias em todas as civilizações. A fotografia é uma forma especial de linguagem. É uma arte que favorece a imaginação e a sensibilidade. Unindo os três conseguimos transmitir, sobretudo, emoções.

Em termos gerais, a linguagem quer seja da música, poesia ou fotografia, neste projeto, terá um cuidado estético com a palavra, matéria-prima de Chico César.

6 comentários:

Carmem Silvia disse...

Uauuuu!!!!!
Esse encontro vai ser bom demais. Estou torcendo pra que aconteça logo.
Beijo!

Unknown disse...

Aeee Ivannn!
Parabénss
Sem dúvidas... vai ser sucesso!
=)
Bjaooo!

Sarah Falcão disse...

eu sempre pensei que fotografia tinha (e tem) muito a ver com música... uma relação quase simbiótica. não sei se é pq os dois são muito presentes na minha vida, mas eu mesma não consigo enxergar um sem ter pelo menos um pouquinho do outro... são linguagens que se completam. acho que a prova maior está na fotografia de cinema... um filme com uma excelente fotografia e uma música muito semiótica não precisa nem de falas. assim como uma fotografia que casa perfeitamente com uma música ou um poema, para mim, deixa de ser um discurso para ser um grito. muito sucesso no seu projeto, adorei!!! =]

Félix Maranganha disse...

nada nao, só pra minha foto apareer aqui mesmo.

Túlio Melo disse...

Parabéns pelo Blog e sem dúvida esse seu novo trabalho com o chico césar será um grande sucesso, a junção das duas artes, poesia e música, que ideia genial.

Felicidades e Deus te abençoe!

Alyson Vilela disse...

Meu amigo, tudo o que eu penso das suas exposições já lhe disse pessoalmente, mas não custa nada dizer de novo: são geniais.
Esta, com o aval do mestre inspirador, com certeza vai fazer sucesso e vai ganhar nome! Sorte para você!